Vou postar a receita integral, mas tenho minhas ressalvas e avisos: achei que a receita do recheio rendeu muito em comparação à da massa e da calda. Sinta-se a vontade para duplicar ou cortar a quantidade de alguma das partes. Tive dificuldade pra rechear o bolo, mas aí é incompetência minha, nada a ver com a receita. E tombs up pra calda de chocolate, muito boa mesmo!
Massa:
Ingredientes:
- 1 e 1/4 de xícara de farinha de trigo branca
- 1 xícara de açúcar
- 1/3 de xícara de cacau em pó (de preferência sem açúcar)
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 xícara de água quente
- 1 colher de sobremesa de essência de baunilha
- 1/3 de xícara de óleo (de canola preferencialmente)
- 1 colher de chá de vinagre de maçã ou branco
Modo de preparo:
Pré aqueça o forno em 180ºC. Em uma vasilha misture os ingredientes secos: o açúcar, o cacau, o fermento e o sal até que fique homogêneo. Adicione os ingredientes molhados (água quente, óleo, vinagre, essência de baunilha) e misture bem. Ponha a massa em uma forma untada e leve ao forno. Para untar a forma lembre-se sempre de usar margarina vegetal vegan ou espalhando óleo. Deixe por cerca de 30 minutos (espete um garfo e veja se saiu seco).
Recheio de côco
Ingredientes:
- 1 vidro de leite de coco
- 1/2 xícara de coco ralado
- 1/2 xícara de açúcar
- 3 colheres de sopa de farinha
- 150ml de água
Junte tudo numa panela e misture bem. Acenda o fogo e mexa até que engrosse. Não precisa engrossar muito já que você vai esperar esfriar para pôr no bolo e ele endurece depois de frio.
Calda de chocolate:
- 8 colheres de sopa de creme vegetal (ou alguma margarina vegana. ex: becel azul, doriana light, mas é sempre bom conferir)
- 4 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar
- 1 colher de sopa de essência de baunilha
- 1 xícara de açúcar
- 4 colheres de sopa de algum leite vegetal (ou água)
O mesmo do recheio. Misture tudo e leve ao fogo, mexendo até engrossar. Essa calda é ótima, pretendo usar sempre que precisar pra bolos!
ATENÇÃO: Na hora de pôr o recheio tive problemas. Se você é uma criança sem coordenação motora como eu, é bom não tentar abrir o bolo no meio com aqueles facões, o que seria o ideal. Por isso eu cortei o bolo na metade mesmo e joguei uma metade em cima da outra, era mais seguro que tentar partir...
Você pode também jogar por cima côco e chocolate ralados.
Cainha.
Dae que eu fiz esse bolo uma vez na casa da berry e pourra véi, eu nem curto prestígio, mas véi..... *¬* ficou bom demais da conta, e a gente se perdeu numa noite de molho de cachorro quente, pastinhas de soja e bolo prestigio vegano <3 Mas a minha receita nem foi essa (alias, talvez originalmente tenha sido mas eu sempre acabo ionventando alguma coisa pelo meio...)
ResponderExcluiresse eu já comi, muito bom!
ResponderExcluir