quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Panquecas de soja


Muito rápido: deu vontade e 20 min depois estávamos comendo panqueca. A parte complicada é a fritura, eu sou terrível com isso, mas beleza. Eu vou postar a receita que usei, mas já vi amigos meus usando só farinha, óleo e sal. Achei desnecessário o fermento, até porque a grossura da massa vai depender de você espalhar bem pela frigeira ou não...
Outra coisa, essa receita rende para duas pessoas (gulosas) comerem bem, não sei dizer ao certo quantas panquecas dá porque fiz várias pequenas.

Massa:
  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo (normal ou integral, tanto faz)
  • 2 colheres de sopa de óleo (canola, soja, whatever. Acredito que azeite/ margarina vegetal também sirvam, mas nunca vi usar...)
  • 1 e 1/2 xícara de água
  • 1 colherzinha de sal
  • 1 colherzinha de fermeto (como já disse, achei desnecessário)
Preparo:

Bata tudo no liquidificador e esquente uma frigideira "untada" com óleo. Para ver se o óleo tá no ponto, joga um palito de fósforo dentro e quando ele acender sozinho é porque está bom. O óleo deve estar quente porque caso contrário a massa vai se desfazer quando jogar. Depois disso, tire o fósforo e abaixe o fogo. Jogue um pouco da massa batida de forma que fique no formato de uma panqueca, não jogue muito porque se não fica muito grossa a massa, tente espalhá-la pela frigideira.Vai deixando de lado as prontas em um prato com papel toalha.

Recheio e molho

Molho:

  • 1/2 Pomarola
  • 1 colher de sopa de creme de leite de soja
  • Orégano
  • Ervas secas (?)
  • Alho
  • Alho frito pronto
Aqui em casa temos o hábito de deixar comida congelada, então não lembro quais os temperos da soja, mas todos sabem que é só temperar bem e fim de papo. O molho também é bem simples, só por tudo no fogo e em 5 min ta pronto.

Pratinho simples e honesto. Comi puro com batata palha.





Ass: Cainha (@ok_desisto)

Ps: já deu pra reparar que os posts gordurosos são meus, né?

6 comentários:

  1. aehaeuioah abri o blog porque meu vizinho ta dando festão e assim não se pode dormir e levei um susto com a foto da panqueca. TA BOA DEMAIS @_@ (e olha que eu acabei de voltar do restaurante árabe!)
    Seus posts são os gordurosos? aoeuhuioeh eu acabei de postar receita de brownie véi!

    Boa idéia essa panqueca, vou fazer aqui em casa um dia desses ;)

    ResponderExcluir
  2. Camila,

    as panquecas parecem estar ótimas. Mas algo importante: esse método de ver se o óleo está bom, é ruim para a saúde. Quando o palito acende, é justamente pq o óleo já saturou, se tornando um veneno para o organismo.

    Para fazer panquecas, é bom usar uma frigideira antiaderente, pq se usa bem pouco óleo, e ñão deixe esquentar tanto assim. Eu uso a mão para o controle de temperatura. Quando coloca a mão por cima da frigideira e percebo que está quente, coloco a massa de panquecas.

    Abraço!

    Luiza Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Oi Luiza,obrigada pela dica!
    Realmente, as vezes nem precisa de óleo, vale a pena tentar sem!

    Abraço,
    Cainha

    ResponderExcluir
  4. Muito legal seu blog. Como achei interessante seus conteúdos. Gostaria de te convidar a participar do meu.

    http://nutrymania.blogspot.com/

    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. hey eu tbm fiz sem oleo na frigideira! e ficaram ótimas! Ah sim como estou com mania de curry coloquei um pouco de curry na massa ainda no liquidificador! e acreditem ficou ótima!!! tentem tbm! bjinhus

    ResponderExcluir
  6. Eita comida linda,saborosa,prática e que agrada a todos a tal de panqueca!! Essa está com uma cara tão boa...acabei de lanchar e isso me deu fome!!!

    ResponderExcluir